Expresso do Oriente – A lenda de Yamata no Orochi!
Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E hoje vou falar de uma lenda cujo nome é um tanto recorrente em animes e jogos. Sim, vou contar a lenda da serpente-dragão Orochi!
Sim, Orochi! O nome que é sempre recorrente quando se fala das forças do mal. Esse nome aparece em vários jogos e animes, como em The King of Fighters, no anime Naruto (Orochimaru), ou até mesmo no game Okami, que conta em magníficos traços (e um tanto jocosamente) a lenda desse terrível monstro. Seja qual for sua aparição, ele sempre estará relacionado a alguma desgraça ou a feitos perversos, e sempre planta o medo nos corações daqueles que o conhecem. Mas o que diabos é Orochi? De onde surgiu essa lenda? Me acompanhe nessa viagem até a terra nipônica, e vamos descobrir!
Yamata no Orochi (八岐の大蛇), literalmente traduzido como “Serpente de oito partes”, é uma serpente-dragão do folclore japonês. Orochi tem oito cabeças e oito caudas, e seu corpo é tão gigantesco que se estende por oito vales e oito montanhas (é, acho que você já notou um padrão aqui). A lenda conta a história do monstro que devorava donzelas indefesas como sacrifício, e de Susano-o, o herói que com uma artimanha nada convencional, pôs um fim à vida de Orochi e a seus feitos diabólicos. Acompanhe mais detalhadamente essa magnífica lenda:
“Após ser expulso de Takamagahara (local conhecido com a terra de descanso dos deuses), Susano-o, irmão de Amaterasu e Tsukiyomi, chegou na parte de cima do rio Hii na terra de Izumo, onde encontrou um casal de anciões e sua filha, Kushinada-hime. Os três estavam mergulhados em prantos, então Susano-o perguntou o que estava acontecendo. Eles disseram que Kushinada-Hime seria sacrificada para saciar o monstro Yamata-no-Orochi, uma gigantesca cobra de oito cabeças e oito caudas. Seu corpo era grande o bastante para cobrir oito picos e vales, e era coberto por grama e árvores.
O casal ancião tinha originalmente oito filhas, mas a cada ano o monstro Orochi vinha e devorava uma dellas, até que restava apenas Kushinada-hime. O casal lamentava, pois não havia nada que eles pudessem fazer para salvar sua única filha. Susano-o disse que se eles concedessem a mão de Kushinada em casamento, ele derrotaria a serpente. Eles concordaram sem hesitar.
Primeiro, Susano-o instruiu o casal a produzir o saquê mais forte que eles pudessem, e então construir uma cerca com oito portões ao redor de sua casa. Ele então fez com que eles construíssem uma plataforma e colocassem uma cuia cheia de saquê dentro de cada portão. Então, após encher cada cuia com o saquê super forte, Susano-o ordenou aos anciões que se escondessem e esperassem.
Com todos os preparativos concluídos, eles esperaram. Então, como já era previsto, Yamata-no-Orochi apareceu. Todas as serpentes amam saquê, e Orochi não era diferente. Cada uma das oito cabeças mergulharam nas cuias cheias de saquê e beberam tudo. Após o último gole, a serpente-dragão ficou muito bêbada, tão bêbada que desmaiou.
Tendo observado tudo de seu esconderijo, Susano-o saltou pra fora, sacou sua espada, e investiu contra o monstro. Uma após a outra, as oito cabeças foram separadas de seu dono. Não demorou muito até o rio Hii se tornar vermelho com seu sangue.
Enquanto cortava uma das caudas da serpente, a espada atingiu algo duro, e a lâmina se partiu. Ohando através do corte, ele encontrou uma espada longa e afiada alojada dentro do cadáver de Orochi. Ele retirou a grande espada de dentro do monstro, e percebendo que não era uma espada comum, ofereceu-a para sua irmã mais velha Amaterasu, a deusa do sol e governante de Takamagahara. Essa espada foi nomeada “Kusanagi-no-tsurugi” (A grande espada Kusanagi) e se tornou um dos três grandes Tesouros Imperiais do Japão.”
(Texto traduzido e adaptado de http://www.japanesemythology.jp)
Curiosidades!
Susano-o é o filho de Izangi e irmão de Amaterasu e Tsukiyomi na mitologia japonesa. , Susano era o deus dos mares e das tempestades, e assim como seus dois irmãos, era responsável por manter o equilíbrio da natureza e de tudo que existia, mas foi exilado de seu posto por negligenciar suas tarefas e causar problemas no mundo dos mortais.
Amaterasu é a deusa do sol na religão Shinto. Acredita-se que Amaterasu enviou seu neto Jimmu para a Terra 3 mil anos atrás para ser o primeiro governante do Japão, iniciando a grande dinastia de imperadores japoneses.
No game Okami, a lenda de Orochi é contada de maneira caricata, onde a personagem principal é a deusa Amaterasu (que assume a forma de um lobo), e Susano-o é um mero humano, preguiçoso e bêbado. E covarde, até onde se sabe. Pelo menos até sua amada Kushi ser ameaçada pelo temível Orochi. Okami é um dos melhores jogos do PS2, vale muito a pena jogar!
Orochi supostamente traria o fim do mundo na série Kamen Rider Hibiki, de 2005.
Se essa lenda tivesse acontecido no Brasil, certamente Susano-o teria usado Velho Barreiro no lugar de saquê. Ou algum corotinho de pinga. Ou álcool de posto. Enfim.
Bom, então é isso pessoal, espero que tenham gostado do texto de hoje! Tentarei trazer mais lendas como essa pra vocês.É muito legal escrever sobre esse tipo de tema! Afinal, eu também aprendo muito pesquisando para trazer conteúdo de primeira pra vocês, fiéis leitores! Bom, por hoje é só, semana que vem tem mais!
Uma estocada com a Kusanagi no coração de vocês, e até a próxima! Tchau!